CRUZEIRO COSTA LESTE 2012.


CRUZEIRO COSTA LESTE 2012.
BÚZIOS – VITÓRIA



          Depois da reunião de comandantes que ocorreu no final da tarde de quarta feira, ficou decido pelo comodoro do cruzeiro costa leste que a saída estava confirmada para às 19:00 horas de quinta dia 12 de julho rumo a Vitória. Durante o dia de quinta demos uma boa arrumada no travessia e aproveitamos para abastecer de água e diesel.







         Ás 18:30 já estávamos pronto para sair e a previsão informava que teríamos um vento forte força 7/8 para noite de quinta, decidimos então sair no 2º rizo e trabalhar com a genoa lá na frente de acordo com que íamos enfrentar lá fora. Ainda na poita, colocamos a vela mestra para cima e soltamos a poita, saindo motorando bem devagar, deixando Búzios lentamente para trás. Nossa saída se deu exatamente conforme combinado, às 19:00hs. Logo já estávamos com a proa ruma ao Cabo São Tomé, velejando a 6 nós com vento S/SW com 10 nós. Por volta das 22:00 o vento já estava bem forte e nós já tínhamos enrolado toda a Genoa e foi quando o vento virou sem aviso e entrou uma porranca danada com rajada de 35 nós e muita chuva. Esse vento durou uns 30 minutos e não trouxe nenhum estrago ao Travessia. Alguns barcos da flotilha forma surpreendidos e não conseguiram enrolar suas genoas ou rizar a mestra e tiveram suas velas rasgadas e algumas não poderão nem ser aproveitadas devido ao tamanho do estrago.


No dia seguinte o vento estava muito bom e fomos velejando o dia todo com a grande ainda no 2º rizo (eta medo de nova porranca) e a genoa toda aberta. O Gps de bordo já informava a nossa chegada para as 00:10 minutos de sábado.
Deixamos a ilha pacote por bombordo na entrada de Vitória e seguimos depois rumo ao Iate Clube de Vitória, onde conseguimos uma vaga no píer, o que nos deixou com muito conforto, onde temos água energia elétrica e a facilidade de embarque e desembarque.
No geral foi uma excelente travessia e agora é esperar para seguir rumo a Abrolhos e Santo André. Nossa saída para Abrolhos está prevista para sexta pela manhã.


Abraço a todos e
Bons Ventos
Comandante Chagas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

LEME DE FORTUNA