Natal - Cabedelo / Maceio - Salvador

Natal - Cabedelo /  Maceio - Salvador
2013

Ainda em Noronha

Depois de 5 dias aproveitando Natal chegou a hora de começar a descer para Salvador.
     Como todos sabem, ajudo os amigos a levarem seus barcos aos seus portos de origem e dessa fez tive que levar um carro para Brasília em regime de urgência.
     Tudo aconteceu muito rápido e na terça a tarde peguei um ônibus para Recife e de lá um avião para Aracaju, pois na sexta pela manhã já queira estar na estrada rumo a Brasília.

Eta Veleiro Lindo

Com isso não pude fazer a perna até Maceió.
     Aproveitei que o Ronaldo estava a bordo e deixei ele encarregado de levar o Intuição até Maceió e eu me encontraria com eles por lá para descermos juntos até Salvador.

Atento a segurança

Na quarta, eles saíram de Natal e eu comecei acompanhando pelo SPOT. O combinado, se o tempo tivesse bom, era que eles poderiam descer direto para Salvador, e se houvesse algum atraso eu poderia embarcar em Maceió.

Ronaldinho Gaúcho ( Veleiro Thimshel)

Ronaldinho atento no leme

Na quinta-feira, no final do dia, eu estava parando para dormir depois de um dia dirigindo e recebi um telefonema do Ronaldo informando que no través de Cabedelo, o estai de proa do Intuição partiu bem em cima da porca do Norseman e só não se soltou totalmente, pois ficou preso ainda pela vela, pelo cabo que prende o enrolador no guarda mancebo e pela adriça da genoa (que no caso do enrolador alado depois de subir a genoa, o cabo é preso na base do enrolador). Detalhe é que todo o sistema foi trocado e refeito em 2011 para a REFENO, ou seja, quebrou com dois anos de uso (muito estranho). Perguntei logo se o mastro tinha quebrado e para minha alegria nada de mais aconteceu ao mastro.
      Com isso, eles entraram em Cabedelo e o Ronaldo providenciou refazer o estai.

Comandante tranquilo

A tripulação preocupada com um atraso maior, trocaram suas passagens e o Ronaldo ficou sozinho a bordo. Na sexta, conversei com o Ronaldo e ele me informou que tinha arrumado um tripulante e que estaria seguindo para Maceió para me esperar. A descida para Maceió, segundo o Ronaldo, foi muito tranquila, velejaram bem e fizeram o trecho em um ótimo tempo.

Través de Aracaju

Combinei que chegaria em Aracaju na terça e que na quinta estaria em Maceió para a gente sair para Salvador. Na quinta pela manhã peguei um ônibus de Aracaju para Maceió e cheguei  às 11:00. Sai com o Ronaldo para almoçar e logo voltamos para o barco e às 14:30 soltamos a poita e seguimos rumo a Salvador com vento quase na cara e com muita chuva.
          Logo que deixamos Maceió vimos que a noite seria de chuva e tratei de colocar minha roupa de tempo.

Plataformas em Sergipe (muitas)
         O Ronaldo estava em sua hora de descanso, quando o vento deu uma parada e as velas começaram a bater. Rapidamente chamei  ele e enrolamos toda a genoa. O Ronaldo voltou a dormir em seguida entrou um baita pirajá com muito vento e uma chuva que não dava para ver nem a proa do barco. Esse pirajá durou em torno de 20 minutos com muito vento e chuva.
         Depois o tempo deu uma boa melhorada e o vento rondou para E (Leste) melhorando nossa velejada, que foi tranquila durante o restante da noite.

No quarto de hora ao amanhecer

Pela manhã de sexta o vento ficou bem fraco e ligamos o motor por umas 3 horas. No final da manhã o vento melhorou bastante e velejamos bem a 6/7 nós rumo a Salvador.
      No final do dia de sexta estávamos no través de Aracaju velejando bem. A noite de sexta foi melhor, com céu limpo, com muitas estrelas e uma lua que clareava nosso rumo.
         O GPS do barco já marcava a nossa chegada para às 19:00 de sábado.

Amanhecer de Sábado

No sábado pela manhã o ventou voltou a ficar fraco e de novo ligamos o motor até o fim da manhã. Logo depois o vento melhorou e demos uma boa velejada até o final da tarde. Já em Itapuã o vento parou de novo e ajudamos no motor.
            Ás 18:00 estávamos entrando na Baía de Todos os Santos e ainda aproveitamos para assistir a um lindo pôr de Sol. Muitas pessoas estavam por trás do farol de Itapuã justamente para assistirem ao fenômeno. Às 21:00 já estávamos no píer do Aratu onde tomamos um belo banho e depois de jantar fomos dormir.

Com muito sono

Nascer do sol

Para quem vai para o Mar ele proporciona essa maravilha

Agradecemos a Deus por mais um retorno seguro ao Aratu depois dessa jornada de mais de 1500 milhas navegadas pela costa do Nordeste (onde pela 4ª vez consecutiva participamos da REFENO da FENAT). Se Deus permitir ano que vem tem mais.

Muito bonito o nascer do sol por aqui

Obrigado ao amigos Odilon, Léo, Lauriston, Wilson, Pedro Berlanga e Ronaldinho Gaúcho pelo companheirismo durante todo esse tempo que navegamos juntos.