FENAT 2013 (NORONHA - NATAL)






FENAT 2013 
(NORONHA - NATAL)


Intuição em Noronha (ao fundo morro do pico)



        No sábado pela manhã acordamos cedo e depois de um delicioso café da manhã começamos a finalizar os últimos detalhes da nossa saída de Noronha para Natal. 
           A largada estava prevista para às 09:00 e às 08:30 colocamos a vela mestra para cima no primeiro rizo, ainda no ferro, e depois providenciamos recolher nossa âncora que como previsto saiu bem fácil.


                                                          água cristalina de Noronha

           Decidi sair no primeiro rizo, pois se o vento na área de fundeio já não estava de bom humor, imagina lá fora depois da Ponta da Sapata.





        Assim que foi dada a largada, abri a genoa e entrou uma rajada de vento fortíssima fazendo o Intuição atravessar mesmo no primeiro rizo e acabei dando um 360 graus e seguindo rumo novamente. 




                                                                  Minha Tripulação

       O vento estava bem fresco e o mar bastante desencontrado, o que deixava a velejada bastante desconfortável. Depois de nos afastar da Ilha o vento ficou mais constante e sem rajadas, e eu pensando em colocar o Intuição no segundo rizo, pois o vento continuava bem forte.


                                                                          Odilon



         Quase todos os monocascos estavam rizados e poucos eram aqueles com tudo em cima, o que deve ter proporcionado a estes uma velejada bem dura.


                                                                          O Comandante

          Mesmo no primeiro rizo o Intuição andava bem, mas o mar não ajudava e a velejada era bem sofrida. Tratei de dar uma regulada no meu piloto para que pela noite pudéssemos ter uma velejada mais tranquila.


                                                           chegando a hora do pôr do sol

        Fiquei muito surpreso com o funcionamento do meu piloto, mesmo com o vento forte e o mar bem mexido ele segurou muito bem o Intuição no rumo.


                                  1º Rizo e genoa quase toda enrolada: Velocidade 6 nós 


                                                            No Pier (Iate Clube do Natal)




                                                            Festa da premiação em Natal




        O dia inteiro foi de vento forte, e antes de escurecer eu devia ter colocado o segundo rizo, o que daria muito mais estabilidade na navegada. A noite toda o vento e o mar continuaram como de dia e o Intuição navegava bem a 6 nós. O vento chegou nas rajadas a 33 nós.






         Pela manhã já tínhamos a chegada prevista no GPS para ás 19:00 e foi exatamente nesse horário que cruzamos a linha de chegada dentro do rio Potengi, bem em frente ao Iate Clube do Natal.

                                       Ganhando mais um troféu


      Logo depois da nossa chegada, uma lancha do clube se aproximou e nos conduziu ao píer flutuante do clube onde ficamos até a data da saída para salvador.

                                         Simplesmente eu


Abraço a todos
Chagas Veleiro Intuição






















Comentários

  1. Gostei muito das imagens e da ideia de fazer uma travessia dessas como a que fez o Sr. Wilson. Tenho 67 anos e ainda me sinto em boas condições para isso. Ainda falta-me tempo e dindim pro meu investimento me permitir gozá-lo.
    De qq modo, parabéns pela bela forma de viver.
    Abrs. a todos.
    Artur Vieira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LEME DE FORTUNA