REFENO 2013


REFENO 2013






                   Depois de 15 dias no Cabanga, chegou a tão esperada hora da largada da REFENO 2013.
Na madrugada de sábado exatamente às 03:30 da manhã saímos do Cabanga e fundeamos próximo ao PIC (Pernambuco Iate Clube) para terminar a noite.


         Pela manhã acordamos bem cedo e depois do café, demos uma última arrumada no barco, enquanto isso o Léo foi em terra para saber se era possível almoçar às 10:30 ali no PIC. O Léo retornou com a notícia que era sim possível almoçar bem mais cedo e que o restaurante começaria a fazer os pedidos depois das 10:00. Com isso decidimos almoçar no PIC e diminuir uma refeição a bordo.
             Nosso almoço foi espetacular, de entrada uns camarões ao alho e óleo e no prato principal filé com fritas.











            Logo depois do almoço voltamos para o barco, pois já eram 11:00 e nosso check-in estava previsto para às 12:00 e a nossa largada para ás 12:30.
             Logo que abriu o check-in entramos no local previsto, em fila indiana, para realizar o nosso e não demorou muito para sermos chamados pela comissão:
                      -   Intuição faça o check-in.
                      -   Intuição 4 tripulantes a bordo. 
                      - Ok, Check-in realizado. -Comissão

     

        Voltamos e ficamos no canal dentro da área de largada esperando o momento certo de seguir rumo a Noronha.


            Aqui vale uma ressalva: apesar das reuniões, todo ano tem comandante que não consegue fazer o que está previsto para a realização do check-in e tem de tudo.





          Bem, vamos para a Regata. Às 12:30 largamos para Noronha e logo na saída vimos que não daria para passar a boia norte sem ter que dar um bordo, pois o vento estava bem na cara. Ao aproximar da boia norte, o Intuição foi derivando com o vento fraco, com a maré para bombordo e notamos que tínhamos que dar um bordo.             Ao darmos o bordo e começarmos a ganhar velocidade, lá vinha o Magia do Torben, soltando fumaça pelo nariz e logo atrás o Marujos do Aratu.  Para não prejudicar os campeões, demos novo bordo para bombordo e  seguimos para a boia norte que estava a menos de uma milha. Mas de novo não conseguimos e tivemos que dar outro bordo para só depois conseguimos vencer a boia norte.





        Não estranhem tanto bordo, mas o vento estava fraco e na cara e a orça estava muito difícil. Vários barcos de 40 pés para cima sofreram para passar na boia norte.
      Depois de vencer a boia notamos que o vento também não estava legal, pois era um ENE e o rumo para Noronha estava numa orça bem apertada.



        Minha tripulação nesse momento estava muito bem com ressalva ao Wilson da raquete que com seus 76 anos deu uma boa mareada e ficou fora de serviço até a manhã seguinte, quando já estava totalmente recuperado tomando café sem qualquer problema




       A noite toda foi muito sofrida com relação ao vento e velocidade, pois o vento continuava muito fraco e a orça do mesmo jeito.  
           Pela manhã derivamos para bombordo da nossa rota umas 11 milhas e cheguei a pensar em ir direto para Cabedelo ou Natal, pois a velejada estava sofrida. Ouvimos no rádio muitos barcos ligando o motor, desistindo da regata e seguindo a motor para Noronha. Como eu estava muito longe de Noronha, se eu desistisse teria que seguir direto para Natal.



         Decidi então continuar no nosso ritmo lento e torcer para o vento mudar. Para nossa sorte o vento começou a melhorar no final da tarde de domingo e começamos a velejar melhor. Lentamente, começamos a voltar para o nosso rumo previsto, uma vez que estávamos 11 milhas fora dele. O mar também ajudou bastante, pois estava bem calmo.





          Com o passar das horas, o vento foi melhorando e nossa velocidade aumentando bastante e com isso deixando toda a tripulação bem animada. No almoço fui para a cozinha e preparei uma lasanha de frango que foi totalmente devorada pela tripulação.





           Na segunda tudo continuou as mil maravilhas e o Intuição já estava de volta ao seu rumo inicial e velejando muito bem rumo a Noronha. No almoço comemos um escondidinho de carne seca, acompanhado de uma linda cavala de uns 6 kg que o Odilon pegou pela manhã. Ela foi feita no forno com muito azeite, limão e alho, ficou uma delícia e ainda sobrou muito para ser consumida em Noronha.





        Tudo estava funcionando muito bem, a geladeira uma beleza, o piloto quando solicitado não reclamava de nada.
      Quanto ao piloto aqui uma ressalva ao Rogério de Recife, que presta serviços náuticos e que deu uma boa regulada e reinstalou o meu piloto deixando o mesmo perfeito, pois quando foi instalado em Salvador por outro profissional, deixou a desejar em alguns pontos. Pontos esses, que foram resolvidos pelo Rogério. Nosso agradecimento ao Rogério, profissional qualificado e muito honesto.



       A noite dessa segunda o nosso GPS de bordo já anunciava a chegada em Noronha para às 5 horas de terça e já notávamos pela posição de alguns barcos que não iriamos conseguir o Bi do tartaruga marinha.



       Ao amanhecer, já podíamos ver a silhueta da Ilha de Fernando de Noronha, aumentando e muito a vibração de todos a bordo, principalmente do Wilson que com seus 76 anos ia pela primeira vez para Noronha e ainda num barco a vela, demonstrando bastante energia.







         Ao chegarmos na Ponta da Sapata, fiz contato com a comissão de regata para informar que já estávamos chegando e às 05:13 horário local de Fernando de Noronha cruzamos a linha de chegada. Foi uma comemoração só a bordo do Intuição, pois essa REFENO de 2013 foi bem atípica, pelo menos até domingo a tarde quando as coisas começaram a melhorar.



Abraço a todos
Comandante Chagas






Comentários

  1. Brodinho...mais uma vez parabens por realizar essa maravilha que é chegar em Noronha e passar uns dias velejando e tomando aquela cerveja na praia do cachorro. abraços
    Rogerio

    ResponderExcluir
  2. Fala meu amigo
    Sentimos sua falta na tripulação
    abraço
    Chagas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

LEME DE FORTUNA