TRAVESSIA SALVADOR - MACEIÓ




TRAVESSIA  SALVADOR - MACEIÓ





                Na quinta pela manhã, cheguei em Salvador e fui para o Aratu Iate Clube, no caminho aproveitei que tava no táxi do Narciso e pedi para ele dar uma passada na Marina Aratu, pois tinha que passar na loja da regata para comprar uma nova luz de navegação de proa e os foguetes, tendo em vista que os meus estavam vencidos.

Logo em seguida, fomos para o Aratu e comecei a preparar o barco, pois pretendia sair no sábado bem cedo rumo a MACEIÓ. Durante todo o dia, foi um corre-corre danado, pois ainda tinha que instalar a minha geladeira elber que tinha chegado essa semana. O Telo, eletricista do Aratu, instalou a geladeira que funcionou muito bem no teste realizado. No meio da tarde, chegou o Lauriston, que ia fazer sua primeira travessia, travessia esta de 260 milhas.





O Lauriston logo começou a ajudar a preparar o barco, pois tinha muita coisa a ser feita. Comprei diesel e enchi os camburões que sempre levo presos ao guarda mancebo. Com o novo tanque de água pronto na proa, aumentei minha capacidade de água de 80 para 200 litros e agora não precisaria mais levar água em camburões.
Na sexta após o almoço, chegou o Odilon que eu já conhecia da REFENO do ano passado e que também subiria com a gente até Recife. A tarde continuamos os preparativos da viagem e ao final do dia tava tudo pronto, pois Odilon e Lauriston terminaram de fixar os bancos na targa de popa e eu estava curioso para ver se os bancos ficariam bons ou se tinha sido uma furada soldar eles naquela posição.



Fomos jantar mias cedo no restaurante do Aratu para não ter faina de ter que fazer comida a bordo e aproveitei para pegar as comidas que o Sr. Wilson, de bom grado, tinha guardado para a gente.
Durante o jantar, chegou nosso último tripulante, o Leo, dono de um Mod 30 em Angra.
Fomos para a barco, terminamos a arrumação e conversei pelo telefone com o Ivan que estava no TENAB a bordo do veleiro Hermes que iria subir junto com a gente. Ficou combinado a saída  às 04:00h e eles saíram às 06:00h do TENAB.

Nossa alvorada foi às 03:30h e às 04:30h estávamos saindo do Aratu rumo a Salvador.  Com vela mestra em cima e motor ligado fomos deixando o canal de aratu para trás e logo estávamos navegando na Baía de Todos os Santos rumo a boca da barra. 

A previsão do tempo tava muito boa com mar de 2,3 de SE e vento de 15 nós também de SE. Quando ainda estávamos no Canal de Aratu fui dar uma geral no motor e vi que o reservatório de água doce tinha se soltado da braçadeira que fixa a no motor, pois a braçadeira tinha quebrado. Rapidamente eu e o Odilon providenciamos braçadeiras de plásticos e fixamos a danada no lugar e tudo foi resolvido.

Na saída da boca da Barra, como sempre faço deixei o Banco de Santo Antônio por boreste e segui ainda com motor rumo a Itapuã. O mar ali tava bastante mexido e logo tirou um dos meus tripulantes de combate e deixou a navegada bastante desconfortável. Todo o sábado foi de chuva e com muito vento, contrariando totalmente as previsões e rondou para E ficando na nossa cara até Itapuã. Em Itapuã, as coisas começaram a melhorar e o vento apertou bastante com a passagem de vários pirajás. À noite, fizemos  os turnos dividindo por 3, pois um tripulante continuava muito enjoado e sem condições de fazer alguma coisa a bordo.

No domingo melhorou e o sol voltou a aparecer apesar dos pirajás ficarem mais frequentes e a gente ficou sempre atento para não ser pego de surpresa. Eu sempre dou uma enrolada na genoa quando um pirajá se aproxima, principalmente quando ele já vem de longe mostrando os dentes.

No final da tarde de  domingo, estávamos no través do rio Sergipe em Aracaju/SE, velejando bem rumo a Maceió e o GPS já dava a chegada para às 11:00h de segunda-feira.
Nosso tripulante continuou enjoado e sem condições de fazer alguma coisa a bordo. Odilon lembrou de soro caseiro e começamos a dar soro a nosso tripulante que começou a melhorar. Na segunda pela manhã, ele acordou bem melhor, disposto e conseguiu passar a manhã toda no cockpit.


O Léo estava sempre disposto a ajudar, mas sem descer dentro do barco, porque, segundo ele, ficaria igual ao nosso amigo, já bastante castigado pelo enjoo, e assim ficaria só eu e o Odilon para tocar o barco.
Às 11:00h estávamos pegando a poita em Maceió, poita que sempre que posso pego, para não ter que jogar ferro. Estava preocupado com a sujeira do local do fundeio, mas para minha surpresa a água tava limpinha.


Durante toda a travessia mantivemos contato por rádio e, algumas vezes, contato visual com o Veleiro Hermes do nosso amigo Enoc. Na noite de sábado para domingo eles foram pegos de surpresa por um baita pirajá o que lhes custou uma genoa totalmente rasgada.
O Veleiro Hermes chegou em Maceió ás 16:30h e conseguiu uma poita bem ao nosso lado.


Na terça ao final do dia, chegou em Maceió o veleiro Carcará  um Delta 36 com o casal Nelson e Lucia a bordo, e combinamos que sairíamos todos juntos na quarta pela manhã para Recife.

Abraço a todos e Bons Ventos
Comandante Chagas

Comentários

  1. Brodinho!!! Showwww, é um prazer poder tripular o Intuição! Parabéns a todos pela travessia.

    ResponderExcluir
  2. Grande Comodoro
    A travessia foi fantástica muito boa mesmo.
    E ao geladeira, piloto e motor deram um show a parte.
    abraço
    Chagas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LEME DE FORTUNA