TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO






Ele mesmo: o Josivan, mecânico de Ubatuba.
 
 
 
 
 
Pois bem. Vou relatar aqui a minha compra de um motor Audi Volksvagem  diesel, mais conhecido como motor Control.

 

Há um ano atrás, eu pensei em trocar meu Mold por um motor melhor e mais confiável, pois meu motor  já estava cansado e precisando de uma boa reforma.

 

Na época, procurei o Josivan (por telefone) e fiz uma sondagem sobre o supracitado motor, pois um amigo que tinha um Mold tinha colocado esse motor no seu barco e estava muito feliz.

 

Minha conversa não prosperou, pois fiquei com muito receio já que não conhecia o Josivan e o negócio me pareceu muito arriscado.

 

Em julho de 2012,  fui ajudar a levar uma barco de um amigo de Ilha Bela para Angra, um Fast 345, e o motor era um Control. Gostei do desempenho, do consumo e principalmente do pouco barulho e da vibração que quase não se percebia. O Comandante do Barco me falou muito bem do Josivan como sendo uma pessoa responsável e profissional.

 

Como todo ano, gosto de participar da REFENO e de lá dar um pulo em Natal para rever os amigos e de  lá voltar passeando até chegar em  Salvador. Resolvi ainda ano passado fazer um orçamento para fazer uma boa revisão do meu Mold, que ficou em torno de 6 mil. Decidi então que era a hora de comprar um motor, pois meu Mold ia sofrer muito indo à Noronha.

 Nesse interim, fui convidado por um amigo para participar do Costa Leste, REFENO 2102, FENAT e de lá voltar ao Rio e, com isso, o ano acabou e o motor novo ficou para 2013.
 

No início desse ano, decidido a ir à Noronha de novo, resolvi que iria colocar o motor do Josivan.

 

Pois bem, depois de fazer alguns contatos com amigos da ABVC que deram as melhores informações sobre o Josivan, fiz um contato telefônico com o Josivan e acertamos que, como eu não tinha pressa, iria pagar a metade do motor em 3 vezes e só depois ele entregaria o motor. E pagaríamos o restante.

 

Aqui começou meu drama, o qual eu mesmo criei por não conhecer ainda o Josivan.

 

Fiz o primeiro pagamento e o Josivan começou a montar o Motor. Como já estávamos em junho, fiquei muito apreensivo já que a 3ª parcela só era para início de agosto e pensei comigo como iria ficar a instalação, Maragogipe e quando iria poder testar esse motor antes da REFENO.

 

 Decidi então pagar antecipadamente a 2ª e 3ª parcela, ficando agora esperando o término da montagem do Motor.

 

Liguei várias vezes para o Josivan e ele me mandava fotos do motor e mesmo assim eu já não dormia direito, preocupado em atrasar alguma coisa e complicar minha ida a Noronha.

 

Josivan me aviosu que até dia 10 de julho estaria montando o motor do Veleiro Catu e que só depois terminaria meu motor e que o prazo de inicio de agosto estava tranquilo.

 

Durante a montagem do motor, procurei muitas pessoas em Salvador para fazer um orçamento para  tirar o meu  Mold do lugar e colocar o motor novo. Não tive sucesso nessa missão e então me convenci que era melhor mesmo que o Josivan viesse a Salvador montá-lo  (Melhor cosia que eu fiz), pois ele devia conhecer muito bem esse motor.

 

Acertei com o Josivan que eu traria o motor de onde ele mora, ou seja,  de Ubatuba para Salvador e depois pagaria a passagem dele para vir a Salvador montar. O Rogerio (do veleiro Spyro Gyra) se prontificou a pegar o motor em Ubatuba e levar para São Paulo e de lá colocá-lo para mim numa transportadora, o que me deixou mais tranquilo.

 

 

 

Do pagamento da 1ª parcela até a chegada do motor em Salvador se passaram 3 meses e eu, preocupado,  cheguei a pensar em ir a  Noronha de “Moldinho”  mesmo, pois não acreditava que esse tal de Josivan fosse cumprir  o combinado.

 

O tempo passou e chegou a data que o motor estava pronto  e eu apertado com os prazos da Maragogipe e REFENO, cheguei a orçar uma rápida revisão no Mold e deixar a instalação para depois da REFENO.

 

A essa altura,  comecei a conhecer o Josivan que eu não tinha conhecido ainda,  talvez por ter falado apenas ao telefone com ele

.

O Josivan me ligou no domingo, dia 4 de agosto, e disse para eu não me preocupar, pois estaria saindo de Ubatuba para Salvador no seu carro particular, trazendo o motor e que ia fazer a instalação pessoalmente. Ainda disse que iria passar em Niterói e pegaria seu irmão para ajudar a dirigir e que se eu quisesse, seu irmão era eletricista e poderia fazer a parte elétrica do motor já que eletricidade não era seu forte. Essa ligação foi na sexta à tarde.

 

Corri para comprar uma passagem para Salvador, pois ainda tinha que tirar o motor Mold e dar uma geral no porão.

 

Na segunda a tarde, com ajuda do mecânico Bicão do Aratu Iate Clube tiramos o motor Mold do local que habitou por mais de 20 anos, o bicho não queria sair de jeito nenhum, mas depois de muita conversa, convenci ele de deixar meu porão.

Para minha grata surpresa e já no finalzinho da tarde e poucos minutos antes do barco subir na carreta quem apareceu e na rampa do Aratu?  Isso mesmo! Josivan com seu irmão e meu novo motor.

 

Que felicidade, Josivan mostrou logo seu cartão de visita e num corre corre danado e antes do barco subir para o seco, o novo motor foi para dentro do barco, facilitando todo o serviço, pois colocar o motor para dentro estando o barco no seco ia ser uma lenha.

 

Na terça, quarta e quinta, o Josivan  não parou de trabalhar um só segundo, e no final do dia de quinta o motor já tava instalado e funcionando na carreta.

 

Fiquei impressionado com o profissionalismo do Josivan, além do combinado (instalar o meu motor), ele trocou o registro de água, instalou o filtro de água salgada, trocou o anodo, alinhou o motor, reinstalou a bomba de porão   montou um novo berço ao lado do berço velho do motor Mold deixando tudo pronto para a descida do barco na sexta a tarde . Seu irmão eletricista fez toda a parte elétrica do motor e trocou toda a minha fiação das bombas e dos painéis solares  por fio encapado acabando com fios soltos deixando o intuição de cara nova.

 

 

 

Com o motor novo no lugar não foi preciso nem mexer na minha tampa do motor, com muita paciência e jeito, o Josivan colocou o motor no lugar e  nada foi mexido na minha caixa do motor.

 

O Josivan me surpreendeu muito pelo seu profissionalismo e por ser um profundo conhecedor de mecânica de motor diesel ele merece todo o elogio, pois já vi nesses 30 anos de náutica muito mecânico bom, mas o Josivan é bom demais. Não teria a menor duvida de indicar ele para algum serviço.

 

Sobre o motor, tá pegando em 3 segundos e com uma bateria de 100A. Quase não faz barulho e também quase não trepida, fiquei muito satisfeito, não pelo velocidade de 6,5 nós a 1900 RPM mas principalmente pela forma que funciona, joga água pelo escapamento que é uma beleza. Antes com o meu Mold eu andava a 4,5 nós no máximo.

 

Acho que meu hélice ainda não é o ideal para esse motor, estou usando a velha do Mold. segundo o Josivan não é necessário trocar nada, pois ele tá andando muito bem sem forçar nada.

 

Tinha acertado com o Josivan que ele iria levar o Mold velho para Ubatuba dar uma boa reforma e colocar a venda para dividirmos o valor. Antes dele viajar resolvi dar de presente o Mold velho par ele. Assim poderá faturar mais um dindin extra.

 

Agora é testar o motor por aqui e depois subir para Recife.

 

Detalhe: agora entro no barco e ligo sempre o motor, pois não tenho mais aquele estresse de refrigeração, vazamento de óleo no porão e sem contar o barulho que diminuiu consideravelmente, pois meu porão não é todo fechado como nos barcos novos, se fosse, nossa, ia achar que tava desligado.

Gostaria de deixar aqui meus sinceros agradecimentos ao Josivan e ao seu irmão que nessa ultima semana se empenharam muito para deixar o Intuição de motor novo.

 

Obrigado também ao Eduardo Schwery (Veleiro Regwell), Tio Spinelli (Veleiro Soneca), e Rogerio (Veleiro Spyro Gyra), pois foram muito importante na minha decisão de comprar esse motor com o Josivan.

 

Obrigado!

.

 

 

Abraço e  Bons ventos a todos.

 

Chagas Veleiro Intuição agora com motor novo.

 

Comentários

  1. Amigo, você tem o telefone do Josivan, em Ubatuba? Quero ver se ele pode me preparar um motor VW control.

    Obrigado,

    Manoel
    santos.manoel@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo, você tem o telefone do Josivan, em Ubatuba? Quero ver se ele pode me preparar um motor VW control.

    Obrigado,

    Manoel
    santos.manoel@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite. Gostei das informações e você tirou minhas dúvidas entre o motor mold e o control.Gostaria de saber qual a redução que você esta usando o consumo por hora. Pretendo instalar no meu Veleiro de 29' um Van De Stad que possui um motor de popa de 25 hp. Gostaria que enviasse o telefone do Josivan. Contatos : pedrokirchhoff@bol.com.br -

    Abraços e Bons Ventos

    Pedro Kirchhoff

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo, acho q voce vai enriquecer o Josivan com seu blog! Eheheh eu tb tenho um veleiro, brasilia 32 e quero muito colocar um motor novo e confiavel.... Por favor mande o contato do josivan!!! Obrigado
    Luigi Massaro
    luigimassaro16@hotmail.com
    48- 99311887

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo boa tarde, por gentileza poderia me enviar os dados de contato do Josivan?
    e-mail: josiask2@hotmail.com
    fone: (16) 99141-8565 - claro
    Grato: Josias Almeida

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,
    Poderia me passar o seu telefone para contato? Tenho um mold 22 e estou tendo problemas com a refrigeração dele... como, por anos, voce teve um... achei que pudesse me dar uma dica. Caso nao possa me passar seu telefone, pode passar do Josivan?
    e-mail: rogerio.bugarin@hotmail.com
    fone: 21 98215 4042

    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Poderia me passar o seu telefone para contato? Tenho um mold 22 e estou tendo problemas com a refrigeração dele... como, por anos, voce teve um... achei que pudesse me dar uma dica. Caso nao possa me passar seu telefone, pode passar do Josivan?
    e-mail: rogerio.bugarin@hotmail.com
    fone: 21 98215 4042

    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal, gostaria muito de trovar o motor do meu veleiro carbrasmar 32 por um VW control.
    Por gentileza elguem pode me mandar o telefone do Josival:
    Meu e-mail: fpinto@inca.gov.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. i ai? como esta indo o motor? penso que a essa altura você ja tem um histórico para comparar os dois motores.

    ResponderExcluir
  10. Amigo,tenho um motor feito pelo Josivan, já a cinco anos numa traineira de fibra de 29 pés,sem problemas e muito satisfeito...

    ResponderExcluir
  11. por favor me pasa el tel de joseiva mi tel whatsap es +55 22 981798764 toy preparando un control y se fue el punto de la inyeccion y toy procurando los puntos de los volantes si alquien sabe indicar por favor me puede contactar
    es un motor control 48 hp y quisiera saber de donde se pega el agua para aquecer agua de boiler y voltar a escape
    desde ya muy agradecido brigadon amigos y buenos vientos
    German Hus. ( Fast 345 ) ERFLA

    ResponderExcluir
  12. Boa noite amigo. Gostei muito do seu blog. Também tenho um veleiro com um RS MOLD instalado e tem me dado um pouco de dor de cabeça, e por isso tenho estudado troca-lo por outro mais confiável.
    Por gentileza você poderia me passar p contato do Josivan?
    71 99284 5656
    marcossans@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

LEME DE FORTUNA