NATAL - SALVADOR 2012





Depois de uma semana aproveitando essa terra maravilhosa chegou a hora de descer para Salvador, aproveitando que no domingo o mar e o vento vão dar uma refrescada por aqui.



Com a autorização do clube, dormi de sábado para domingo no píer tendo em vista que iria sair bem cedo no domingo rumo a Salvador. O Miguel, do veleiro Aram iaê, decidiu ir com a gente.
Logo ao amanhecer, largamos as amarras do píer sem contar com a presença do nosso amigo Nelson, que sempre está presente nas nossas saídas, mas dessa vez deve ter perdido a hora, pois não é faltar na saída de um veleiro do iate clube do Natal.



Assim que deixamos a boca da barra, seguimos lentamente para um ponto localizado a 10 milhas de distancia para de lá tentar começar a velejar. Esse primeiro trecho foi bem sofrido com mar e vento na cara, o Travessia no motor fazia uma media de 2,5 nós. Lá para as 11:00h, chegamos no nosso primeiro waypoint e deu para começar a velejar numa orça muito apertada e a média aumentou para 5 nós. Já no final da tarde, abrimos a Genoa e o vento deu uma pequena rondada para E ajudando bastante nossa velejada.
Às 21:00h, já estávamos no través de  cabedelo velejando com a mestra no segundo rizo e com genoa de 3 a 6,5 nós. Na segunda, passamos por Recife e decidimos que iriamos parar em Maceió para dar uma olhada na bomba de água doce que tinha parado de funcionar e aproveitar para dar uma descansada, porque nesse trecho estava eu, o Ronaldo do Timshel e meu grande amigo JARBAS (piloto automático).
Na terça pela manhã, estávamos fundeados em Maceió e aproveitamos para procurar o Boca (eletricista) para ele da uma olhada na bomba e marcamos um almoço com o Miguel do Aram e Iaê e seu tripulante. Preparei uma maminha na manteiga e almoçamos juntos no Aram Iaê.




No final da tarde, o Boca trouxe a bomba e a deixou funcionando muito bem e voltamos a ter água doce nas torneiras do Travessia.
Decidimos então sair pra Salvador na quarta bem cedo. Às 0700h de quarta, já estávamos velejando e como o vento estava NE, abrimos a genoa e deixamos ela armada com o pau do mesmo lado da mestra, pois o vento estava previsto para rondar para ENE e eu não precisaria tirar o pau. Aconteceu exatamente isso, o vento rondou e nós seguimos firme no nosso rumo com a genoa agora no final da tarde sem o pau. Com a chegada do por do sol, colocamos a grande no segundo rizo como eu sempre faço antes de anoitecer. A noite, o vento deu uma rondada para NE e decidimos ficar só com a genoa aberta e mesmo assim o Travessia navegava a 7 nós, com vento e corrente a favor. Na quinta pela manhã, subimos de novo a mestra e abrimos a genoa agora em asa de bombo e ficamos assim durante todo o dia velejando bem a 7.5 nós. No final da tarde, o GPs já dava a chegada na boca da Barra para as 22:00h. Como previsto, as 22:00h, estávamos com o Farol da Barra no nosso tarve´s e agora nosso rumo era o aratu Iate Clube.










Às 01:30h estávamos na poita no Aratu. Agora é descansar uma semana, pintar o fundo do Travessia e preparar para descer para o Rio de Janeiro!

Abraço a todos e Bons ventos
Comandante Chagas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LEME DE FORTUNA