FERNANDO DE NORONHA - NATAL 2012





FENAT 2012



           Na quinta feira dia 18 de outubro pela manhã, fomos para a pousada Mounseir Rocha em Noronha para participar do coquetel de abertura da FENAT que, como nos anos anteriores, foi muito legal e esse ano com mais veleiros participando dessa regata que sai de Noronha e vai para Natal.


       A largada estava marcada para as 09:00 horas (horário da ilha) e nós do Travessia decidimos que íamos apenas participar sem se preocupar em competir. Logo após a largada, o Travessia começou a velejar bem rápido, mesmo com a genoa três que colocamos em Noronha.




       Ao deixarmos a ilha de Fernando de Noronha para trás, já dava para sentir que a velejada de volta seria bem mexida e bem molhada. O mar não estava alto, mas estava muito mexido e o vento bem fresco. Por volta das 12:00h (horário de Brasília) o vento apertou ainda mais e resolvemos colocar a grande no 1º rizo deixando o barco mais estável. As ondas insistiam em molhar quem estava no cockpit. Durante todo o dia a velejada foi bastante desconfortável e muito molhada. Antes de escurecer colocamos a mestra no 2º rizo e a genoa 3 toda aberta. Essa decisão foi muito acertada, pois o vento aumentou a noite e quem não rizou de dia ficou enrolando a genoa e nós aproveitamos e passamos muitos veleiros que durante o dia estavam na nossa frente. 






        Muita gente pensa que rizar vai diminuir muito a velocidade, mas a cada dia que passa vejo que essa cultura é totalmente errada. Nós estávamos no 2º rizo com genoa 3 e andando mais do que os que estavam com genoa 2 e mestra toda aberta. Alguns veleiros rasgaram suas genoas devido ao forte vento. Pela manhã ouvimos no radio o pedido de socorro do Thimshel que tinha perdido o leme. Lembrei imediatamente do meu leme de fortuna já pronto dentro do Intuição e que o Ronaldo não tinha. Eles sofreram 24h de reboque que foi um inferno para quem estava a bordo e para o barco, eles chegaram a Natal apenas na segunda pela manhã.



        Pela manhã, notamos que tínhamos deixado para trás todos os barcos que no dia anterior estavam navegando próximo da gente. Ás 13:00h estávamos passando por baixo da bela ponte do rio Potengi, ficando em primeiro na classe aberta e na classe delta 36.



Agora é aproveitar Natal e esperar uma janela de tempo para começar a descer para Salvador.




Abraço e
Bons Ventos a todos
Comandante Chagas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LEME DE FORTUNA