RECIFE – SALVADOR NON STOP
RECIFE – SALVADOR
NON STOP
Recife - Salvador
No dia 10 de maio,
embarquei para recife no vôo da TRIP para trazer o Veleiro Curumim de Recife
para Salvador com uma parada prevista em Maceió. O novo dono do Curumim estava
no aeroporto e ao chegar ficamos esperando o Rogério do veleiro Spirogyra (Ilha
bela).
Após a chegada do
Rogério por volta das 20h, saímos para jantar em Olinda e depois seguimos
direto para uma pousada onde passaríamos a noite.
Na manhã seguinte, já
às 8h, seguimos para o Cabanga para ver como estavam os preparativos para a
descida do barco que estava na carreta, finalizando os ajustes para a
travessia.
O Paulo e o mecânico
desceram o Curumim e deram uma motorada até o PIC e ao retornar falaram que o
alternador não estava carregando e que o eletricista ia retirar para fazer o
conserto e colocaria no final do dia, pois a previsão era sair no sábado na
maré alta (9h).
Por volta das 16h, o eletricista mandou um torpedo para o dono do
barco informando que, quando se dirigia para o Cabanga, o alternador caiu da
moto e quebrou. Pronto! Estava começando nossa aventura para poder sair de
Recife.
À noite, o
eletricista prometeu que no sábado pela manhã estaria no clube para recolocar o
alternador e com isso a gente poderia zarpar. Por volta das 11h estávamos
saindo do Cabanga rumo a Salvador, mas logo que chegamos na ponta do mole com a
proa rumo a Maceió, o motor começou a aquecer e retornamos ao PIC onde
fundeamos e aproveitamos para almoçar. Depois de um rápido contato telefônico
com o mecânico ele orientou a abrir a bomba de água e ver como estava o rotor e
ao abri-la notamos que apesar de ser novinho ele já apresentava algumas aletas
quebradas. O Rogério providenciou a troca do rotor por um usado, porém em bom estado de conservação que tínhamos a
bordo, e lá fomos nós fazer um teste e não demorou muito para descobrirmos que
com esse rotor o motor também estava aquecendo, quando em RPM de cruzeiro, e
voltava ao normal, quando em marcha bem moderada. Como eu já tinha visto isso
em Ilhéus, num veleiro que ia para Camamu, que mesmo com o rotor novo aquecia
quando em RPM de cruzeiro sabia que o problema era bem simples, rotor similar e
não o original da volvo. Com isso o dono do barco confirmou que como não tinha
no representante da volvo o rotor original, o mecânico optou por colocar um yanmar.
Resolvemos seguir
viagem sabendo que o motor só poderia ser utilizado em marcha moderada.
Logo que saímos do mole do porto de Recife o vento leste que estava
em torno de 10 nós nos ajudava a deixar para trás o porto de Recife. Nossa
partida se deu às 17:30h de sábado. Com a chegada da noite, decidimos fazer o
turno de 4 horas dividido em duplas, fincando o Paulo(dono do barco) e Ivan e eu
e o Rogério.
Essa é só para aqueles que vão ao Mar
que por do sol lindo
Essa é só para aqueles que vão ao Mar
que por do sol lindo
Com quatro a bordo ficou mole fazer o turno, pois não ficou nem um
pouco cansativo. O Rogério, após o nosso turno, foi para a cozinha e preparou
um lanche padrão e muito gostoso. A primeira noite foi muito tranqüila, vento constante
e o Curumim velejando rumo a Maceió. No dia seguinte pela manhã, logo após o
café da manhã, o pescador Rogério começou a preparar as linhas para a nossa
pesca que por sinal seria muito abençoada. Com pouco tempo na água já tínhamos duas
sororocas tratadas para o almoço. Ao sair do meu turno, desci para a cozinha e
preparei um peixe ao molho com arroz, uma verdadeira delicia. Durante o dia, o
vento deu uma caída e ajudamos no motor para manter nosso média em nós, pois o
Ivan não podia se atrasar para o trabalho previsto para quinta em Aracaju.
Pouco antes de chegar
em Maceió, o Paulo decidiu seguir direto para Salvador sem parar em Maceió,
mudei nossa rota e agora estávamos com a rota para salvador. A 2ª noite também
foi muito tranquila, vento E e mar com pequena ondulação de SE e o Curumim
velejando firme rumo a Bahia. Pela manhã, o Rogério preparou um café muito bom
com ovos mexidos, pão e toddy, e correu para lançar suas linhas ao mar e de
novo em pouco tempo lá tava a sororoca fisgada e embarcada para o almoço. Nesse
dia vários atuns estavam mordendo a isca, mas não conseguimos embarcar nenhum
porque não aliviamos as velas e com o barco velejando a 6 nós ficava difícil
embarcar e o peixe acabava escapando. Um desses foi devorado perto do barco por
uma barracuda e só sobrou a cabeça. A 3º noite também foi muito tranqüila e por
volta das 19h já estamos no través do rio Vaza Barris em Sergipe, seguindo a 6,
7 nós rumo a salvador e com vento ainda E.
Rogerio do veleiro Spirogyra (Ilha Bela)
Paulo novo comandante do Curumim
Rogerio do veleiro Spirogyra (Ilha Bela)
Paulo novo comandante do Curumim
Na manhã seguinte, já
estávamos navegando na costa da Bahia e durante parte do dia o vento dava uma
diminuída e nós aproveitávamos para dar uma ajuda no motor.
Às 18h estávamos com o farol de Itapoá no nosso traves e ás 20:30
já tínhamos o foral da barra a nosso BE e seguimos então rumo a Bahia de aratu
onde deixaríamos o Curumim. Às 00:30, estávamos atracados no píer da marina
OCEMA em segurança e agora com o Curumim de volta a Bahia de Todos os Santos.
Agradeço a ajuda e companhia do Paulo, Ivan e do Rogério pescador.
Sim ia me esquecendo, todo final de tarde antes de escurecer colocávamos a grande no primeiro rizo, desfazendo na manhã seguinte.
Sim ia me esquecendo, todo final de tarde antes de escurecer colocávamos a grande no primeiro rizo, desfazendo na manhã seguinte.
Abraço a todos e Bons Ventos
Comandante Chagas
Isso sim é vida! Cmdt. Chagas, Parabéns pelas tantas travessias e pela vida no mar.
ResponderExcluirAbraços,
Matheus
Abraço e e quando puder apareça para uma velejada
ResponderExcluirGrande Chagas, agradeço as citações carinhosas, principalmente vindas de um velejador tão experiente com voce. Espero voce para fazermos mais uma travessia rumo ao Brachui no encontro da ABVC e tomarmos umas cervejas e fazer um churrasco bem caprichado.
ResponderExcluirabraços
Rogerio
Grande Rogerio
ResponderExcluirfoi um privilegio conhece-lo e pdoer fazer essa travessia em sua companhia.
Valeu
Abraço
Chagas
Parabéns Comandante pelo relato que nós fez navegar junto. Um grane abraço e bons ventos ao Curumim e ao comandante Paulo. Nelson e Lucia
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