RECIFE – SALVADOR NON STOP



RECIFE – SALVADOR

NON STOP


Recife - Salvador




         No dia 10 de maio, embarquei para recife no vôo da TRIP para trazer o Veleiro Curumim de Recife para Salvador com uma parada prevista em Maceió. O novo dono do Curumim estava no aeroporto e ao chegar ficamos esperando o Rogério do veleiro Spirogyra (Ilha bela).
         Após a chegada do Rogério por volta das 20h, saímos para jantar em Olinda e depois seguimos direto para uma pousada onde passaríamos a noite.
         Na manhã seguinte, já às 8h, seguimos para o Cabanga para ver como estavam os preparativos para a descida do barco que estava na carreta, finalizando os ajustes para a travessia.
         O Paulo e o mecânico desceram o Curumim e deram uma motorada até o PIC e ao retornar falaram que o alternador não estava carregando e que o eletricista ia retirar para fazer o conserto e colocaria no final do dia, pois a previsão era sair no sábado na maré alta (9h).
Por volta das 16h, o eletricista mandou um torpedo para o dono do barco informando que, quando se dirigia para o Cabanga, o alternador caiu da moto e quebrou. Pronto! Estava começando nossa aventura para poder sair de Recife.
                                                              Feliz da vida                                                                   

         À noite, o eletricista prometeu que no sábado pela manhã estaria no clube para recolocar o alternador e com isso a gente poderia zarpar. Por volta das 11h estávamos saindo do Cabanga rumo a Salvador, mas logo que chegamos na ponta do mole com a proa rumo a Maceió, o motor começou a aquecer e retornamos ao PIC onde fundeamos e aproveitamos para almoçar. Depois de um rápido contato telefônico com o mecânico ele orientou a abrir a bomba de água e ver como estava o rotor e ao abri-la notamos que apesar de ser novinho ele já apresentava algumas aletas quebradas. O Rogério providenciou a troca do rotor por um usado, porém  em bom estado de conservação que tínhamos a bordo, e lá fomos nós fazer um teste e não demorou muito para descobrirmos que com esse rotor o motor também estava aquecendo, quando em RPM de cruzeiro, e voltava ao normal, quando em marcha bem moderada. Como eu já tinha visto isso em Ilhéus, num veleiro que ia para Camamu, que mesmo com o rotor novo aquecia quando em RPM de cruzeiro sabia que o problema era bem simples, rotor similar e não o original da volvo. Com isso o dono do barco confirmou que como não tinha no representante da volvo o rotor original, o mecânico optou por colocar um yanmar.
         Resolvemos seguir viagem sabendo que o motor só poderia ser utilizado em marcha moderada.
Logo que saímos do mole do porto de Recife o vento leste que estava em torno de 10 nós nos ajudava a deixar para trás o porto de Recife. Nossa partida se deu às 17:30h de sábado. Com a chegada da noite, decidimos fazer o turno de 4 horas dividido em duplas, fincando o Paulo(dono do barco) e Ivan e eu e o Rogério.


                                   Essa é só para aqueles que vão ao Mar


                                                que por do sol lindo



Com quatro a bordo ficou mole fazer o turno, pois não ficou nem um pouco cansativo. O Rogério, após o nosso turno, foi para a cozinha e preparou um lanche padrão e muito gostoso. A primeira noite foi muito tranqüila, vento constante e o Curumim velejando rumo a Maceió. No dia seguinte pela manhã, logo após o café da manhã, o pescador Rogério começou a preparar as linhas para a nossa pesca que por sinal seria muito abençoada. Com pouco tempo na água já tínhamos duas sororocas tratadas para o almoço. Ao sair do meu turno, desci para a cozinha e preparei um peixe ao molho com arroz, uma verdadeira delicia. Durante o dia, o vento deu uma caída e ajudamos no motor para manter nosso média em nós, pois o Ivan não podia se atrasar para o trabalho previsto para quinta em Aracaju.
         Pouco antes de chegar em Maceió, o Paulo decidiu seguir direto para Salvador sem parar em Maceió, mudei nossa rota e agora estávamos com a rota para salvador. A 2ª noite também foi muito tranquila, vento E e mar com pequena ondulação de SE e o Curumim velejando firme rumo a Bahia. Pela manhã, o Rogério preparou um café muito bom com ovos mexidos, pão e toddy, e correu para lançar suas linhas ao mar e de novo em pouco tempo lá tava a sororoca fisgada e embarcada para o almoço. Nesse dia vários atuns estavam mordendo a isca, mas não conseguimos embarcar nenhum porque não aliviamos as velas e com o barco velejando a 6 nós ficava difícil embarcar e o peixe acabava escapando. Um desses foi devorado perto do barco por uma barracuda e só sobrou a cabeça. A 3º noite também foi muito tranqüila e por volta das 19h já estamos no través do rio Vaza Barris em Sergipe, seguindo a 6, 7 nós rumo a salvador e com vento ainda E.


                                 Rogerio do veleiro Spirogyra (Ilha Bela)



                                  Paulo novo comandante do Curumim



         Na manhã seguinte, já estávamos navegando na costa da Bahia e durante parte do dia o vento dava uma diminuída e nós aproveitávamos para dar uma ajuda no motor.
Às 18h estávamos com o farol de Itapoá no nosso traves e ás 20:30 já tínhamos o foral da barra a nosso BE e seguimos então rumo a Bahia de aratu onde deixaríamos o Curumim. Às 00:30, estávamos atracados no píer da marina OCEMA em segurança e agora com o Curumim de volta a Bahia de Todos os Santos.
Agradeço a ajuda e companhia do Paulo, Ivan e do Rogério pescador.
    Sim ia me esquecendo, todo final de tarde antes de escurecer colocávamos a grande no primeiro rizo, desfazendo na manhã seguinte.
Abraço a todos e Bons Ventos
Comandante Chagas

Comentários

  1. Isso sim é vida! Cmdt. Chagas, Parabéns pelas tantas travessias e pela vida no mar.

    Abraços,

    Matheus

    ResponderExcluir
  2. Abraço e e quando puder apareça para uma velejada

    ResponderExcluir
  3. Grande Chagas, agradeço as citações carinhosas, principalmente vindas de um velejador tão experiente com voce. Espero voce para fazermos mais uma travessia rumo ao Brachui no encontro da ABVC e tomarmos umas cervejas e fazer um churrasco bem caprichado.
    abraços
    Rogerio

    ResponderExcluir
  4. Grande Rogerio
    foi um privilegio conhece-lo e pdoer fazer essa travessia em sua companhia.
    Valeu
    Abraço
    Chagas

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Comandante pelo relato que nós fez navegar junto. Um grane abraço e bons ventos ao Curumim e ao comandante Paulo. Nelson e Lucia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LEME DE FORTUNA