DICAS PARA UMA BOA REFENO

Participando de uma REFENO

         Para você que sempre sonhou em participar de uma REFENO vão ai umas dicas de quem participou de duas, num Veleiro de 29 pés.
1.    Preparando seu Veleiro:
a.       - Os ventos na REFENO normalmente ficam na casa dos 15/20 nós, se seu estaiamento já está com mais de oito anos é aconselhável que você aproveite e faça a troca de todos, para evitar problemas;
b.      - Realize a manutenção preventiva do motor, elétrica, hidráulica e tenha um bom jogo de Velas, não se esquecendo de ter uma reserva para a mestra e para a Genoa;
c.       - Revise seu enrolador para não travar na hora do vento forte e deixar você numa situação complicada. O meu é um Alado, simples, mas nunca me deu problema nenhum;
d.      - Na REFENO de 2010 alguns veleiros perderam o leme e tiveram muita dificuldades de montar um de emergência com o mar de 3,5 e vento de 25 nós. Esse ano levei um leme (já testado) que pode ser adaptado na plataforma de popa para uma necessidade, dando condições de dar um rumo mesmo que seja de forma precária.

1.    Inspeção da MARINHA DO BRASIL:
a.       - Contrariando o que muita gente fala, a inspeção da Marinha não tem nenhuma novidade ou problema.Tudo o que vai ser cobrado está escrito, e o Inspecionador não inventa nada, apenas marca em umaa lista se o veleiro possui ou não possui. Nessas duas inspeções para a REFENO 2010 e 2011 não tive nenhum problema a não ser esse ano que minha carta 50, emprestada pelo Mauricio do Alphorria não estava a bordo e fiquei em pendência, que foi rapidamente resolvida.
b.      - Se seu barco é navegação costeira, além dos normais para navegação costeira, irão lhe cobrar adicionalmente os seguintes itens:
·         cartas 50 e 52;
·         4 foguetes sinalizadores, ao invés de 3;
·         iluminação automática no seus coletes salva-vidas;
·         coletes e bote com o nome do veleiro marcados;
·          ter um SPOT funcionando;
c.       - Você deve também, caso seja mestre amador, preencher uma ficha (requerimento) no qual solicita autorização ao Capitão dos Portos para comandar seu barco no percurso  Noronha- Natal. Essa ficha pode ser preenchida junto com o inspecionador. Muito simples e rápido depois você recebera de volta esse documento assinado pelo Capitão. Lembrando que essa autorização só vale quando navegando com os Navios da Marinha em apoio;
d.      - Haverá uma reunião com os Mestres Amadores e depois uma com todos os comandantes de embarcações, na qual serão esclarecidos alguns pontos de segurança na regata como a salvaguarda da vida humana no Mar, reboque de embarcações, etc.
e.       Lembre-se de abastecer com diesel, água e alimentos suficientes para uma ida e vinda sem necessidade de reabastecimento pois, embora isso seja possível, os preços em Noronha são maiores, assim como as condições de embarque, por os veleiros ficam na âncora, ao largo.


Largada da REFENO
- Um show, a largada ocorre por grupos e antes de largar e feito um checkin, que é um desfile em fila indiana até a comissão de regatas, onde e é realizado o checkin de veleiro por veleiro, depois você retorna e fica aguardando a largada.


1.        NORONHA
a.       - Sem comentários. Apenas que na ilha você consegue água e tomar banho em alguma bica existente na ilha.
b.      - lá tem bons restaurantes a kilo, mercado com água, pão etc. Só os preços que são bem salgados, mas nada que para um retorno ao continente quebre financeiramente sua tripulação;
c.       - É super aconselhável depois que você decidir participar da REFENO que alugue um bugre para sua estadia na ilha, pois a pé ninguém merece vai sofrer.



 A Volta:
- Se seu Veleiro é Navegação costeira você deverá voltar para Natal junto com os navios da Marinha e segundo eles, existe um ponto chamado de split que você poderá seguir seu destino, sem precisar estar acompanhado do navio da Marinha. Acontece que nesse ponto você não consegue seguir nem para Cabedelo nem para Recife, o vento fica de proa com o mar idem (nessa época do ano) ficando a opção de entrar em Natal e esperar uma janela com vento favorável;
- Vale ressaltar que o Iate Clube do Natal é muito bonito e recebe os velejadores muito bem, não perca a oportunidade de conhecer Natal é muito lindo Inesquecível o Iate Clube é Fantástico.



Bons Ventos
Abraço a todos
Comandante Chagas

Comentários

  1. Comandante, porque não tem um foto da primeira tripulação neste post ?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ok é verdade vou providenciar heheheheh
    Abraço
    Chagas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei que não fossemos dignos da lembrança, hahaha.

      Um abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LEME DE FORTUNA