DESCENDO DE NATAL A SALVADOR.



                                                                     Rumo Cabedelo

         Antes de começar a narrar a nossa descida, gostaria de dizer que foi muito difícil montar uma tripulação para essa descida e decidimos embarcar o Joca e o Mundoca (Raimundo Nonato) lá do iate para completar a nossa tripulação, pois a falta do Jarbas (piloto automático) faz a diferença e meu amigo Paulo era  sua primeira travessia e já ta encarando 700 milhas non stop e não sabia como ele ia se comportar.
                                                             Por do sol litoral Natal



                                                                Rumo Recife




                                     Paulo e Mundoca




          Largamos as amarras às 15:30 de domingo e logo que saímos desligamos o motor e seguimos rumo a boca da barra, ainda de olho no churrasco que tava rolando ali bem pertinho no iate.
Assim que passamos pela boca da barra seguimos no rumo aproveitando o vento médio para depois de algumas horas dar um bordo e tentar livrar a Ponta Negra. Esse trecho foi com uma orça bem apertada e tivemos que dar alguns bordos para poder continuar nosso rumo para Cabedelo. Como tínhamos os amigão Joca e Mundoca a bordo e que conhecem muito bem a região, deixei minha rota traçada desde o ano passado apenas como um apoio, e o Intuição navegou bem perto da costa coisa que sozinho e sem conhecer eu não varia de jeito nenhum.


                                                                      O Comandante


                                                                               Mar Liso





Durante toda segunda feira foi de Orça apertada e sempre tendo que dar um bordo para fora para se afastar de terra e depois voltar rumo a cabedelo, na hora do almoço fui para cozinha e preparei um macarrão com salsicha e a tripulação gostou bastante e de sobremesa foi servido goiabada cascão. Ás 21:00 estava no través de cabedelo e com dificuldades de passar o cabo branco, pois o vento caiu bastante e a corrente contra dificultava o nossa velocidade, por vezes dando até a impressão de que estávamos parados. Demos uma ligada no motor e em 3 horas  passamos  o cabo branco foi quando o vento melhorou bastante e o novo rumo deixava  Intuição com vento favorável e com uma orça mas folgada. Na Terça pela manhã jogamos a linha na água na esperança de pegar um belo peixe, mas na hora do almoço o Joca foi para cozinha e fez um risoto de atum, pois o peixe não apareceu na nossa linha que ficou a noite toda na água,na esperança de pegar um peixe morcego durante a noite. No final da tarde estavamos com Recife no nosso tarvés e o intuição seguia firme numa velejada maravilhosa agora com rumo a Maceió, onde estava prevista uma rápida parada para reabastecimento de gelo e verduras. 



        Na quarta pela manhã armamos o Intuição em asa de bombo usando o pau de spinaker e navegamos assim por toda a manhã e ainda contrariando ao mas experientes, amarramos a ponta da retranca no cunho de proa para evitar um jaibe da retranca e com isso algum estrago a bordo. Ás 16:00 horas estavamos apoitando em Maceió depois de três dias de velejada maravilhosa, com um ótimo ambiente a bordo e com meu amigo Paulo firme e forte durante todo o tempo, estando agora apto a fazer qualquer trecho por esse Litoral brasileiro maravilhoso. Parabéns ao Paulo e que ele tenha momentos inesquecíveis como esse em seu novo veleiro.

Abraço a todos e
Bons Ventos
Comandante Chagas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

LEME DE FORTUNA