Diário de bordo da viagem Salvador –Recife







30 de agosto - terça feira
Hoje foi um dia de muito trabalho, pois o Aranha estava terminando de trocar os estaiamento do Intuição e só terminou o serviço às 13:00 e ainda me levou na Marina Aratu, para eu pegar o motor de popa novo na loja da Regata com o Moacir. Depois retornei ao barco e sai no motor rumo ao TENAB onde encontraria o Wenceslau e o Alberto, que já tinham me ligado perguntando a que horas eu chegaria por lá. Aproveitei e pedi ao Wenceslau para comprar tangerinas para a viagem. Cheguei no TENAB às 17:15 e aproveitamos o irmão do Alberto que estava de carro e saímos para jantar.



Ao retornar ao barco fomos ao posto de combustível ao lado e compramos diesel e gelo. O TENAB só ta funcionando um pier quase não consegui vaga para um pernoite.

31 de agosto - quarta - feira
Largamos pelas sete horas, depois de tomar café em uma barraquinha na frente do TENAB. E comprar um belo cacho de banana ainda verde e Maturamos até Etapa, pois o vento estava na cara, mas o mar estava muito calmo com ondas de 1,5m E. Vento contrário em cima da rota deixou nossa velejada muito difícil. Ao ligarmos o motor ele aqueceu e eu fui ao porão resolver o problema que não demorou muito para ser solucionado. Perdemos muito tempo e nesse dia só andamos
80 milhas ficando num déficit de 40 milhas, pois normalmente o Intuição navega 120 milhas por dia.

 


01 de setembro - quinta - feira
Fizemos uma velejada excelente a partir do Sul de Aracaju, com vento leste e mar com ondas de
1,5 a 2m vindo de E o vento em torno de 12 nós. Depois do incentivo do Wenceslau joguei uma linha na água e torcia para não pegar um peixe muito grande e minha torcida deu resultado, pois pescamos uma cavala que foi devidamente assada no forno com muito azeite e devorada no almoço. Vimos duas baleias ao longe.  A noite foi com uma velejada maravilhosa.







 

02 de setembro -Sexta
Continuamos com uma excelente velejada, vento favorável, mar médio.  Vela  no primeiro rizo. Nova tentativa de pesca, dessa vez sem sucesso. A isca foi comida, ou soltou-se, ha controvérsias, pois o nó foi dado pelo Wenceslau experto em pescarias. A noite foi muito boa e o Intuição velejava rumo a Recife sem problemas com a mestra no primeiro rizo e a genoa passou a noite enrolada.
                                                        Alberto


03 de setembro - Sábado
Bem cedo, avistamos baleias a cerca de 800 metros. Saltos esguichos e caudas para o ar muito lindo o show dado pela nossa amiga e logo avistamos por bochecha de Bombordo a cidade de Maceió e notamos que o Mar e o vento tinham mudado bastante. Aproveitamos que tinha sinal de celular e  pedimos a previsão do tempo, para ver se continuaríamos ou se atracaríamos em Maceió. Pedimos duas orientações a especialistas em meteorologia, Mauricio e Joffre, que atenderam prontamente e apresentaram previsões de otimismo bem diferenciado. Decidimos prosseguir. O mar subiu muito e foi aumentando durante o  passar do dia e pela noite chegou ao seu ponto de mar dificuldade da travessia, pois as ondas deveram estar com 3,5 e os ventos que nas rajadas chegavam a uns 30 nos, nas rajadas. Decidi então dar um 2º rizo na mestra e deixar a Genoa totalmente enrolada a faina foi pesada para isso. Mesmo com a grande rizada, o barco andava muito, e estava difícil de timonear. Com o passar do tempo, o vento foi rondando para E, facilitando o trabalho no leme. Noite muito dura. Foram 60 milhas muito difíceis. "Pirajas", com chuva torrencial. O Intuição comportou-se admiravelmente bem  e a tripulação idem.

Wenceslau


04 de setembro -Domingo
Avistamos os prédios de Recife ao alvorecer. Já vínhamos nos orientando pelas luzes da cidade desde a madrugada.  Mar grosso, vento favorável e forte. Chegada ao Clube Cabanga as 08:20, sem problemas. Navegamos em torno de Quatrocentas milhas que mostraram de novo como o Intuição é marinheiro. Missão cumprida.
                                                                              O Comadante

Abraço a todos
Comandante Chagas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

LEME DE FORTUNA