SALVADOR - MACEIO



                                                      
                                                           Retornando ao Aratu Iate Clube
                
                         No dia 07 às 06:00 saímos de Salvador (TENAB) em direção a Maceio, logo ao passar no banco de Santo Antonio o motor perdeu força e quando eu acelerava ele fumaçava e nao acelera e perdia potência. Preocupado pois ainda tinhamos 280 milhas pela frente resolvi retornar a Salvador e verificar o motor. Com essa mudança nos planos decidi  retornar a vela para o Aratu Iate Clube, onde teria melhor apoio de mecânico, outros serviço e uma boa tarifa na diaria do Intuição. Chegamos no Aratu por volta 12:00 e depois de um bom banho e de almoçar no Clube, voltei ao Barco para começar a verificar o que poderia ser feito e tentar identificar o que estava ocorrendo. Mesmo tendo olhado ainda no Mar, nao vi um galão de oleo que estava dentro de saco de supermercado que com as ondas saiu do seu compartimento e caiu junto da tomada de ar do motor, ocasionando o problema.
                                                             Parado no TENAB(Salvador)

                 Resolvi então retornar no mesmo dia para o TENAB para tentar sair na quarta. Durante esse trajeto que ten umas 14 milhas nauticas, o motor se comportou mutio bem, mas para minha surpresa a luz de pressão de Oleo acendeu, me deixando de  novo preocupado. Chegamos no TENAB às 20:00 e depois de jantar fomos dormir. Na quarta pela manhã decidi chamar um mecanico para dar uma avalidada no Motor para evitar surpresas pois seriam 280 milhas. O Carlos mecanico chegou rapido e identificou que por algum motivo o oleo estava muito fino, e orientou a trocar o oleo e colocar o manometro mecanico para acompanhar a pressão. Fui a cidade e providencie tudo e às 15:00 o barco tava pronto. Passamos a ver a previssão do tempo para sair na manhã seguinte (quinta).

                                                              Saindo do TENAB (Salvador)

                  Na quinta às 06:00 já estavamos navegando rumo a Maceio e logo depois de passar pelo banco de Santo Antonio o Mar estava de acordo com a previsão ou seja ondas de 2,0m e vento de 12 nós SE. Durante todo esse primeiro dia a velejada foi  muito boa e o Intuição cortava muito bem as ondas andando na casa  de 5,5 milhas. Chegando a noite rizamos a grande e colocamos na primeira forra de rizo e demos uma boa enrolada na genoa pois o vento ja estava bem fresco. Nesse primeiro dia não fizemos quarto de hora no leme, pois tinha muita gente querendocurtir e  tocar o barco hehheheh. Chegando a  noite por volta das 20:00, o Luis, que até o momento não teve chance na roda de leme assumiu e só largou praticamente ao amanhacer e foi a salvação da tripulação que estava cansada de um dia de velejada.

                                                           E o lindo por do SOL

                   Na manhã seguinte o mar e o vento continuavam que era uma beleza.Ligamos o motor para dar uma carregada nas baterias e para minha surpresa a temperatura subiu além do normal. Acordei Luis e partimos para a manutenção da bomba, pega caixa de ferramenta, abre tampa do motor, tira bomba, coloca bomba e nada, volta tudo de novo, etapa por etapa, até que voltou a funcionar sem problema. Com o barco navegando com ondas de 2,00 m não foi nada facil trabalhar no porão, Quando acabei e fui falar com Luis ele tinaha sumido da cabine e as ferramentas estavam dentro da mesa de navegação, acho que ele confundiu kakakakaka eta balanço para deixar qualquer um doido dentro da cabine. Nesse segundo dia o vento apertou e o Intuição velejou ainda mais rapido.

                                                            Mar e vento favoráveis

               No terceiro dia o vento apertou e as ondas subiram para uns 2,8 a 3,00 m, o que estava batendo com a previsão. O vento agora era leste e o Intuição aproveitava para  ganhar milhas e se aproximar de Maceio. Às 14:00 de sábado ja estavamos angorados numa poita que o Carlinhos nos arrumou na chegada.
               Todos a bordo passaram muito bem esses 2 dias e meio de mar e o Celso que dava sua primeira velejada Oceânica se comportou de forma brilhante, tocando o barco e  ajudando em todo que foi preciso. O Luis incansavél no turno noturno, deixando um bom tempo para a tripulação descansar, o Edgar sempre preocupado com  velocidade, regulagem das velas e previsão de chegada.
                                                            Luis agora conhecido como morcegão

                 Esse trecho foi perfeito, muito bom, velejada fantastica e graças a Deus e com a proteção de Iemanjá chegamos bem em Maceio. O Costa Leste que deixou para sair na sexta, retornou devido ao mau tempo na saída de Salvador e ainda não temos noticias se ja levantaram ferro rumo a Maceio. Como o tempo deu uma piorada estamos de olho na previssão para seguir para Recife, por enquanto sem data prevsista (previsão  saida na quarta).
                                                                         Celso Redes


                                                                               Edgar

                  Ao chegar em Maceio imaginamos dar aquele mergulho, mas sem condições o local da parada é muito precario e a para nossa surpresa a praia é muito suja ,mas suja mesmo, nunca tinha visto uma praia tão suja.

                                           Chegando enseada do porto (vila dos pescadores)

                                 local de desembarque na praia ( federação de vela de Maceio)
abraço a todos

Comandante Chagas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LEME DE FORTUNA