REFENO 2104



REFENO 2014
IDA

Cheguei no Cabanga na noite de terça feira dia 23 e logo embarquei no veleiro Talento, um MJ 38 novinho, o qual tinha ajudado a trazer do Rio de Janeiro. Na quarta feira dia 24 pela manhã começamos a dar uma arrumada no barco, limpando a geladeira e preparando tudo para a chegada dos outros tripulantes.









 Na quinta chegou o Odilon, meu amigo e companheiro de velejada, e nos preparamos para a festa que teria mais tarde às 18:00 com o hasteamento das bandeiras dos estados participantes e do pavilhão Nacional.Essa festa que ocorre todos os anos durante a REFENO é muito bonita e nos deixa muito emocionados em ver tanta gente de fora participando da REFENO. Muita gente nem imagina o trabalho e os custos necessários para um veleiro do sudeste do Brasil poder participar da REFENO, uma logística bastante complexa.



Durante o hasteamento da bandeira, nosso amigo Ronaldo do veleiro Thimshel foi convidado a hastear a bandeira do estado do Rio de Janeiro. Como de costume, a Banda da Marinha deu um show com dobrados militares muito bonitos e entre eles a canção da Infantaria. Logo em seguida fomos para o jantar de confraternização da REFENO onde sempre aproveitamos para rever os amigos velejadores e suas mentiras sobre velejadas em mares tempestuosos. Vale dizer aqui que o jantar estava uma delícia.
No dia seguinte, sexta feira, foi dia de arrumação e compras para finalizar a preparação do barco para a largada que seria no sábado ao meio dia. Devido a maré, às 04:00 horas da manhã, a movimentação dentro da piscina do Cabanga era intensa com os barcos saindo para aproveitar a maré alta, pois no canal que leva ao PIC (Pernambuco Iate Clube) só dá para passar na maré cheia.
Chegamos bem cedinho na área de largada próximo do PIC e aproveitamos para tirar mais um cochilo. Aproveitamos para desembarcar e almoçar no PIC, um restaurante bom e com preço justo, e logo retornamos ao barco para iniciar os procedimentos de largada.Não demorou muito e logo subiu a bandeira do nosso grupo, indicando que tínhamos que fazer nosso check in. Seguimos na vela e no motor para a área do check in e fomos saudados pela centenas de pessoas que assistiam a largada no porto. Ao passarmos pela comissão: “Veleiro Talento, 6 tripulantes a bordo, confirme seu check in!”. O Comandante Pedro imediatamente confirmou Talento, 6 tripulantes a bordo. Seguimos para a área da largada e agora era só esperar para seguirmos rumo à Fernando de Noronha.
Assim que deu a largada, eu que não sou regateiro, pude notar que os dois tripulantes de Brasília estavam ali para ganhar de verdade e o ajuste das velas era um enrola genoa pra cá solta genoa pra lá, uma loucura! O MJ 38 é um belo barco e veleja muito bem. Avançamos rapidamente no contra vento para a boia em frente à Boa viagem e em pouco tempo já estávamos contornando-a. Esse final de sábado foi com muita chuva e o mar começou a subir deixando a velejada bastante desconfortável.
Durante toda a noite o Sérgio Vinicius e o Luís (regateiros de Brasília) ficaram ajustando as velas para melhorar o desempenho do Talento. Chegaram até a propor uma borda, que foi repelido de imediato pelo restante da tripulação. No domingo, o vento apertou um pouco e colocamos a grande no primeiro rizo o que deu mais conforto a bordo. O mar continuava bem grande e as ondas com mais de 2,5m.
Vários barcos foram desistindo da Regata e informando ao barco da Marinha do Brasil a desistência. Muitos estavam com problemas nos lemes e outros com problema nos estais. Na segunda bem cedinho já avistávamos a Ilha de Fernando de Noronha e cruzamos a linha de chegada às 09:30 horário local.
Chegar em Noronha velejando é fantástico! Só quem já foi tem o real entendimento do que falamos nos blogs sobre isso. Ver aquela ilha aumentando de tamanho até se montar a ponta da sapata é algo indescritível. Logo que fundeamos, o nosso amigo Ceará já nos avisou que tinha água disponível e que bastava chama-lo no canal 12 e pronto. Vale ressaltar que é um conforto sem igual ter água a bordo em Noronha.
Depois do desembarque dos tripulantes regateiros, demos uma boa geral no barco e começamos a planejar o que iríamos fazer durante a semana em Noronha, pois agora a volta é só no sábado para Natal. Eu e Odilon embarcaremos no Bepaluhê do nosso amigo Paulo Ribeiro, um veleiro de 41 pés em alumínio, projeto Cabinho.
Abraço a todos,
Comandante Chagas - Veleiro Intuição

Comentários

  1. Bom Dia Chaguinhas!!!
    Feliz Ano Novo, muita saúde e prosperidade!
    Encontrei com o Talento na Fonte da Tororó no começo do ano.
    Estava acompanhado do Fisker.
    Grande abraço da tripulação do Ati Ati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIQUIDIFICADOR SEM ENERGIA ELÉTRICA

TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO

LEME DE FORTUNA