TROCANDO O MOTOR DO INTUIÇÃO
Ele
mesmo: o Josivan, mecânico de Ubatuba.
Pois bem.
Vou relatar aqui a minha compra de um motor Audi Volksvagem diesel, mais
conhecido como motor Control.
Há um ano
atrás, eu pensei em trocar meu Mold por um motor melhor e mais confiável, pois
meu motor já estava cansado e precisando de uma boa reforma.
Na época,
procurei o Josivan (por telefone) e fiz uma sondagem sobre o supracitado motor,
pois um amigo que tinha um Mold tinha colocado esse motor no seu barco
e estava muito feliz.
Minha
conversa não prosperou, pois fiquei com muito receio já que não conhecia o
Josivan e o negócio me pareceu muito arriscado.
Em julho
de 2012, fui ajudar a levar uma barco de
um amigo de Ilha Bela para Angra, um Fast 345, e o motor era um Control. Gostei
do desempenho, do consumo e principalmente do pouco barulho e da vibração que
quase não se percebia. O Comandante do Barco me falou muito bem do Josivan como
sendo uma pessoa responsável e profissional.
Como todo
ano, gosto de participar da REFENO e de lá dar um pulo em Natal para rever os
amigos e de lá voltar passeando até chegar em Salvador. Resolvi
ainda ano passado fazer um orçamento para fazer uma boa revisão do meu
Mold, que ficou em torno de 6 mil. Decidi então que era a hora de comprar um
motor, pois meu Mold ia sofrer muito indo à Noronha.
No início
desse ano, decidido a ir à Noronha de novo, resolvi que iria colocar o motor do
Josivan.
Pois bem,
depois de fazer alguns contatos com amigos da ABVC que deram as melhores
informações sobre o Josivan, fiz um contato telefônico com o Josivan e
acertamos que, como eu não tinha pressa, iria pagar a metade do motor em 3
vezes e só depois ele entregaria o motor. E pagaríamos o restante.
Aqui
começou meu drama, o qual eu mesmo criei por não conhecer ainda o Josivan.
Fiz o
primeiro pagamento e o Josivan começou a montar o Motor. Como já estávamos em
junho, fiquei muito apreensivo já que a 3ª parcela só era para início de agosto
e pensei comigo como iria ficar a instalação, Maragogipe e quando iria poder
testar esse motor antes da REFENO.
Decidi então pagar antecipadamente a 2ª e 3ª
parcela, ficando agora esperando o término da montagem do Motor.
Liguei
várias vezes para o Josivan e ele me mandava fotos do motor e mesmo assim
eu já não dormia direito, preocupado em atrasar alguma coisa e complicar minha
ida a Noronha.
Josivan
me aviosu que até dia 10 de julho estaria montando o motor do Veleiro Catu e
que só depois terminaria meu motor e que o prazo de inicio de agosto estava
tranquilo.
Durante a
montagem do motor, procurei muitas pessoas em Salvador para fazer um
orçamento para tirar o meu Mold do
lugar e colocar o motor novo. Não tive sucesso nessa missão e então me convenci
que era melhor mesmo que o Josivan viesse a Salvador montá-lo (Melhor cosia que eu fiz), pois ele devia
conhecer muito bem esse motor.
Acertei
com o Josivan que eu traria o motor de onde ele mora, ou seja, de Ubatuba para Salvador e depois
pagaria a passagem dele para vir a Salvador montar. O Rogerio (do veleiro Spyro
Gyra) se prontificou a pegar o motor em Ubatuba e levar para São Paulo e de lá
colocá-lo para mim numa transportadora, o que me deixou mais tranquilo.
Do
pagamento da 1ª parcela até a chegada do motor em Salvador se passaram 3 meses
e eu, preocupado, cheguei a pensar em ir
a Noronha de “Moldinho” mesmo,
pois não acreditava que esse tal de Josivan fosse cumprir o combinado.
O tempo
passou e chegou a data que o motor estava pronto e eu apertado
com os prazos da Maragogipe e REFENO, cheguei a orçar uma rápida revisão no
Mold e deixar a instalação para depois da REFENO.
A essa altura,
comecei a conhecer o Josivan que eu não tinha conhecido ainda, talvez por ter falado apenas ao telefone com
ele
.
O Josivan
me ligou no domingo, dia 4 de agosto, e disse para eu não me preocupar, pois
estaria saindo de Ubatuba para Salvador no seu carro particular, trazendo o
motor e que ia fazer a instalação pessoalmente. Ainda disse que iria passar em
Niterói e pegaria seu irmão para ajudar a dirigir e que se eu quisesse, seu
irmão era eletricista e poderia fazer a parte elétrica do motor já que
eletricidade não era seu forte. Essa ligação foi na sexta à tarde.
Corri
para comprar uma passagem para Salvador, pois ainda tinha que tirar o motor
Mold e dar uma geral no porão.
Na
segunda a tarde, com ajuda do mecânico Bicão do Aratu Iate Clube tiramos o
motor Mold do local que habitou por mais de 20 anos, o bicho não queria sair de
jeito nenhum, mas depois de muita conversa, convenci ele de deixar meu porão.
Para
minha grata surpresa e já no finalzinho da tarde e poucos minutos antes do
barco subir na carreta quem apareceu e na rampa do Aratu? Isso mesmo! Josivan com seu irmão e meu novo
motor.
Que
felicidade, Josivan mostrou logo seu cartão de visita e num corre corre danado
e antes do barco subir para o seco, o novo motor foi para dentro do barco,
facilitando todo o serviço, pois colocar o motor para dentro estando o barco no
seco ia ser uma lenha.
Na terça,
quarta e quinta, o Josivan não parou de
trabalhar um só segundo, e no final do dia de quinta o motor já tava instalado
e funcionando na carreta.
Fiquei
impressionado com o profissionalismo do Josivan, além do combinado (instalar o
meu motor), ele trocou o registro de água, instalou o filtro de água salgada,
trocou o anodo, alinhou o motor, reinstalou a bomba de porão montou um novo berço ao lado do berço velho
do motor Mold deixando tudo pronto para a descida do barco na sexta a tarde .
Seu irmão eletricista fez toda a parte elétrica do motor e trocou toda a minha
fiação das bombas e dos painéis solares
por fio encapado acabando com fios soltos deixando o intuição de cara
nova.
Com o
motor novo no lugar não foi preciso nem mexer na minha tampa do motor, com
muita paciência e jeito, o Josivan colocou o motor no lugar e nada foi mexido na minha caixa do motor.
O Josivan
me surpreendeu muito pelo seu profissionalismo e por ser um profundo conhecedor
de mecânica de motor diesel ele merece todo o elogio, pois já vi nesses 30 anos
de náutica muito mecânico bom, mas o Josivan é bom demais. Não teria a menor
duvida de indicar ele para algum serviço.
Sobre o
motor, tá pegando em 3 segundos e com uma bateria de 100A. Quase não faz
barulho e também quase não trepida, fiquei muito satisfeito, não pelo velocidade
de 6,5 nós a 1900 RPM mas principalmente pela forma que funciona, joga água pelo
escapamento que é uma beleza. Antes com o meu Mold eu andava a 4,5 nós no
máximo.
Acho que
meu hélice ainda não é o ideal para esse motor, estou usando a velha do Mold.
segundo o Josivan não é necessário trocar nada, pois ele tá andando muito bem
sem forçar nada.
Tinha
acertado com o Josivan que ele iria levar o Mold velho para Ubatuba dar uma boa
reforma e colocar a venda para dividirmos o valor. Antes dele viajar resolvi dar
de presente o Mold velho par ele. Assim poderá faturar mais um dindin extra.
Agora é
testar o motor por aqui e depois subir para Recife.
Detalhe:
agora entro no barco e ligo sempre o motor, pois não tenho mais aquele estresse
de refrigeração, vazamento de óleo no porão e sem contar o barulho que diminuiu
consideravelmente, pois meu porão não é todo fechado como nos barcos novos, se
fosse, nossa, ia achar que tava desligado.
Gostaria
de deixar aqui meus sinceros agradecimentos ao Josivan e ao seu irmão que nessa
ultima semana se empenharam muito para deixar o Intuição de motor novo.
Obrigado
também ao Eduardo Schwery (Veleiro Regwell), Tio Spinelli (Veleiro Soneca), e
Rogerio (Veleiro Spyro Gyra), pois foram muito importante na minha decisão de
comprar esse motor com o Josivan.
Obrigado!
.
Abraço
e Bons ventos a todos.
Chagas
Veleiro Intuição agora com motor novo.
Amigo, você tem o telefone do Josivan, em Ubatuba? Quero ver se ele pode me preparar um motor VW control.
ResponderExcluirObrigado,
Manoel
santos.manoel@gmail.com
Amigo, você tem o telefone do Josivan, em Ubatuba? Quero ver se ele pode me preparar um motor VW control.
ResponderExcluirObrigado,
Manoel
santos.manoel@gmail.com
Boa Noite. Gostei das informações e você tirou minhas dúvidas entre o motor mold e o control.Gostaria de saber qual a redução que você esta usando o consumo por hora. Pretendo instalar no meu Veleiro de 29' um Van De Stad que possui um motor de popa de 25 hp. Gostaria que enviasse o telefone do Josivan. Contatos : pedrokirchhoff@bol.com.br -
ResponderExcluirAbraços e Bons Ventos
Pedro Kirchhoff
Ola amigo, acho q voce vai enriquecer o Josivan com seu blog! Eheheh eu tb tenho um veleiro, brasilia 32 e quero muito colocar um motor novo e confiavel.... Por favor mande o contato do josivan!!! Obrigado
ResponderExcluirLuigi Massaro
luigimassaro16@hotmail.com
48- 99311887
Ola amigo boa tarde, por gentileza poderia me enviar os dados de contato do Josivan?
ResponderExcluire-mail: josiask2@hotmail.com
fone: (16) 99141-8565 - claro
Grato: Josias Almeida
Boa tarde,
ResponderExcluirPoderia me passar o seu telefone para contato? Tenho um mold 22 e estou tendo problemas com a refrigeração dele... como, por anos, voce teve um... achei que pudesse me dar uma dica. Caso nao possa me passar seu telefone, pode passar do Josivan?
e-mail: rogerio.bugarin@hotmail.com
fone: 21 98215 4042
Obrigado pela ajuda!
Boa tarde,
ResponderExcluirPoderia me passar o seu telefone para contato? Tenho um mold 22 e estou tendo problemas com a refrigeração dele... como, por anos, voce teve um... achei que pudesse me dar uma dica. Caso nao possa me passar seu telefone, pode passar do Josivan?
e-mail: rogerio.bugarin@hotmail.com
fone: 21 98215 4042
Obrigado pela ajuda!
Olá pessoal, gostaria muito de trovar o motor do meu veleiro carbrasmar 32 por um VW control.
ResponderExcluirPor gentileza elguem pode me mandar o telefone do Josival:
Meu e-mail: fpinto@inca.gov.br
Bom dia. i ai? como esta indo o motor? penso que a essa altura você ja tem um histórico para comparar os dois motores.
ResponderExcluirAmigo,tenho um motor feito pelo Josivan, já a cinco anos numa traineira de fibra de 29 pés,sem problemas e muito satisfeito...
ResponderExcluirpor favor me pasa el tel de joseiva mi tel whatsap es +55 22 981798764 toy preparando un control y se fue el punto de la inyeccion y toy procurando los puntos de los volantes si alquien sabe indicar por favor me puede contactar
ResponderExcluires un motor control 48 hp y quisiera saber de donde se pega el agua para aquecer agua de boiler y voltar a escape
desde ya muy agradecido brigadon amigos y buenos vientos
German Hus. ( Fast 345 ) ERFLA
Boa noite amigo. Gostei muito do seu blog. Também tenho um veleiro com um RS MOLD instalado e tem me dado um pouco de dor de cabeça, e por isso tenho estudado troca-lo por outro mais confiável.
ResponderExcluirPor gentileza você poderia me passar p contato do Josivan?
71 99284 5656
marcossans@hotmail.com.